O CPF é um documento muito importante na vida dos cidadãos brasileiros. Assim, é preciso sempre consultar e saber se o seu CPF está regularizado ou com restrições.

Por isso, neste artigo, vamos explicar onde e como consultar um CPF grátis.

Vale lembrar que o ideal é sempre consultar a situação do CPF em um órgão de proteção de crédito.

O site da Boa Vista, muito conhecido, apresenta apenas nomes de maus pagadores do SCPC, que é um destes órgãos de proteção ao crédito.

Assim, se você precisa saber se há restrições com o Serasa ou SPC, é sempre ideal consultar nestas próprias instituições.

Porém, você não precisa ir até cada um destes órgãos para realizar a consulta, pois é possível saber isto consultando apenas uma vez. Por exemplo, ao tentar sem sucesso realizar uma compra, a loja avisa em quais instituições seu nome está negativado.

Consulta CPF pelo SCPC

Se você acessou o site do Consumidor Positivo Boa Vista, é preciso seguir mais algumas etapas de cadastro e também validar algumas informações via e-mail, para assim saber se o nome está sujo ou não.

Se optar por fazer um cadastro de consumidor positivo, saiba que este também registra informações de pagamentos, para que assim o consumidor tenha de modo mais fácil crédito nas instituições financeiras.

Consultar pelo SPC

Primeiramente, é válido ressaltar que a consulta do nome e CPF no SPC é um serviço pago e não gratuito. Outra informação importante é que no SPC, esta informação é mais sigilosa e por isso, o banco de dados do SPC não fica exposto de forma pública.

Porém, mesmo havendo uma cobrança no processo, a forma possível de consultar o CPF de forma gratuita é ir a alguma loja e solicitar esta consulta.

Consultar pelo Serasa

Assim como no Consumidor Positivo Boa Vista e diferente do SPC, no Serasa já é possível consultar o CPF gratuitamente.

Esta consulta pode ser realizada pelo site Serasa Consumidor.

Assim, o consumidor faz o cadastro no site, e logo após, deve validar as informações via e-mail.

Também é possível enviar uma carta explicando o que quer saber sobre o seu CPF. Esta carta deve ter a sua assinatura, seu RG e seu CPF. Para garantir sua assinatura, é preciso autenticar sua assinatura em um cartório juntamente com seu RG e CPF. A carta deve ser enviada para qualquer posto de atendimento próximo a sua casa.

Categorias: CPF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *